terça-feira, 17 de junho de 2008

FAMÍLIA - SIGNIFICADO DOS LAÇOS FAMILIARES

PRECE:
OBJETIVO:
Reconhecer que a família pode ser formada por laços materiais e espirituais.
PRIMEIRO MOMENTO=
Análise do Cartaz que será colado na sala, para descobrir o TEMA DA AULA.


SEGUNDO MOMENTO:
Técnica da sensibilização: Solicitar aos evangelizandos que sentem confortavelmente, relaxem todo o corpo, fechem os olhos e tentem imaginar tudo o que a professora vai dizer.( colocar uma música suave).
" Imaginem-se saindo da escola, está um lindo dia, o sol brilha no céu azul, há flores por toda a parte, uma brisa suave afaga o seu rosto. Você está percorrendo o caminho de volta para casa, sozinho. Ao chegar em casa você abre a porta. A casa está em silêncio, você vai percorrendo os cômodos e não encontra aquelas pessoas que fazem parte de sua família. Nesse momento vocês devem chamá-los, mentalmente, pelos seus nomes... Chame-os diversas vezes... Ninguém responde. Você percorre todas as dependências da casa e não encontra ninguém... CHAME MAIS UMA VEZ...FINALMENTE ELES APARECEM...QUEM SÃO? IDENTIFIQUE UM A UM QUEM SÃO... ELES ESTÃO CONTENTES EM VER VOCÊ... ABRACE-OS MENTALMENTE, SINTA O SEU CARINHO, O AMOR QUE HÁ ENTRE VOCÊS... SINTA-SE ABRAÇADO, AMADO... VOCÊ AGORA ESTÁ SE SENTINDO MUITO BEM. Agora você pode abrir os olhos lentamente."
OBS:Ao aplicar essa técnica a professora deverá conhecer a realidade dos seus evangelizandos. Havendo necessidade, deve adaptar a técnica.
TERCEIRO MOMENTO:
Conversar com os evangelizandos, solicitando que eles digam o que sentiram quando imaginaram-se sozinhos.
QUESTIONAR:
- Como eles se sentiram quando não encontraram ninguém em casa?
- Quais foram as pessoas que els abraçaram?
- O que eles sentiram nesse momento de afeto?
- Qual a importância da nossa família em nossas vidas?
O que significa o quarto mandamento" HONRAI O VOSSO PAI E A VOSSA MÃE? Perguntar qual o significado de AMOR e RESPEITO FILIAL. Lembrar que esses sentimentos estendem-se aos pais adotivos e também a todas aquelas pessoas que são responsáveis por nós.
QUARTO MOMENTO:
Confeccionar o COLAR DA FAMÍLIA IDEAL( colar de mãos). Entende-se "Família Ideal" aquela que se ajuda mutuamente, desenvolvendo atitudes positivas entre seus membros.
TÉCNICA:
O Colar é feito a partir de desenhos da mão aberta, com os dedos fechados, devidamente recortadas e coladas até formar um colar.
MODELO DO COLAR:

Escrever em cada mãozinha, atitudes que devemos ter no lar, com a família para que o lar seja mais harmonizado. Ex: paciência, amor, respeito, amizade....
Lembrar aos alunos a importância de nossas mãos, pois é através delas que nos vestimos, penteamos nossos cabelos, escovamos os dentes,escrevemos. Podemos e devemos utilizá-las para realizar muitas coisas boas a nós mesmos e aos nossos membros de nossa família.
PRECE DE ENCERRAMENTO
Aula do Seara do Mestre

Nenhum comentário: